(PQ-UC) Cevadilha uma planta tóxica muito comum

Podemos encontrar cevadilhas (Nerium Oleander L., família das Apocynaceae), também chamados loendros em todo o lado, com flores brancas ou cor-de-rosa. Trata-se de uma planta da qual todas partes são tóxicas, mas em Portugal não parecem ser conhecidos casos de intoxicação, nem parece haver muita preocupação com isso. De acordo com a página do Jardim Botânico, esta planta teria sido usada para exterminar os parasitas dos soldados portugueses nas trincheiras, na Primeira Gerra Mundial. Eu acrescento que, se calhar, também contribuiu para grande parte destes soldados estarem muitas vezes doentes.

A principal substância tóxica desta planta é a oleandrina, um esteróide cardiotóxico que pertence à família dos glicosídeos de acção cardíaca, os quais são compostos activos retirados de várias plantas, também tóxicas, usados em medicamentos para alguns tipos de doenças cardíacas. Assim, desde há muito tempo que se têm procurado aplicações médicas para a planta, mas sem grandes resultados. Actualmente os glicosídeos cardíacos estão a ser alvo de uma renovada área de investigação como agentes anti-cancerígenos[1], o que poderá ser a oportunidade de o loendro ganhar uma nova utilidade.

[1] Prassas I, Diamandis EP, Novel therapeutic applications of cardiac glycosides Nature Reviews Drug Discovery, 7(11), 926-935 (2008).

[Versão de 17 de JUlho de 2009; ultima actualização 30 de Março de 2010]

Sem comentários:

Enviar um comentário